Tradicional em Belo Horizonte, o Mercado Central BH é uma das paradas obrigatórias da capital mineira e é considerado um dos melhores mercados do país e do mundo. Além de ser parte essencial da história de Belo Horizonte, o mercado reflete aspectos culturais e sociais da identidade da cidade. Lá, encontra-se de tudo um pouco. De especiarias a artesanatos, de serviços como cabeleireiro a peças de eletrodomésticos antigos.
Por dentro do Mercado Central
Com mais de 80 anos de história, o Mercado Central de Belo Horizonte é referência em centro de compras de Minas Gerais. São mais de 400 lojas como bancas de produtos típicos, culinária mineira, queijos, doces, açougues, vendas de biscoitos caseiros, artesanato, bares e restaurantes. Dentre os produtos mais procurados estão o fígado acebolado, a goiabada, a cachaça da roça e o famoso queijo minas.
Em 2016 o Mercado Central de Belo Horizonte foi eleito, pela revista “TAM nas Nuvens”, o 3º melhor mercado do mundo. Ele perdeu apenas para o Mercat de la Boqueria, de Barcelona, e o Borough Market, localizado em Londres.
Diariamente, o Mercado Central BH recebe cerca de 30 mil visitantes, número que quase dobra aos sábados e domingos, podendo ser ainda maior em dias de eventos. Entre eles, há turistas procurando delícias tipicamente mineiras, além dos moradores fazendo compras para abastecer suas casas.
Ao passar pelos corredores temáticos do Mercado Central BH, é possível degustar comidas típicas, assistir manifestações artísticas, ver artesãos criando novas peças... enfim, viver um pouco da atmosfera mineira. Simples e rica, Belo Horizonte traduz muito de si nas bancas e corredores do Mercado Central BH. Sem dúvidas, um lugar imperdível, para turistas, moradores e admiradores de gastronomia e artesanato.
Os bares das entradas laterais lotam aos finais de semana, quando se transformam em ponto de encontro dos moradores da capital mineira, disputando um lugar para comer tira-gosto de carne acebolada ou lingüiça e a cerveja sempre gelada. Há também a opção de aproveitar as delícias do mercado na área externa. Recentemente o Mercado Central BH criou um espaço na calçada da avenida Augusto de Lima, entre as ruas Curitiba e Santa Catarina.
O que fazer próximo ao Mercado Central BH
No entorno do Mercado é possível visitar estabelecimentos culturais e comerciais muito importantes na história de BH, como o Minascentro, Memorial da Imprensa, Polo da Moda no Barro Preto, Centro de Referência da Moda, Centro Municipal de Referência do Artesanato, Diamond Mall e o Shopping Cidade.
Como chegar e horário de funcionamento do Mercado Central BH
O Mercado Central BH está localizado na Av. Augusto de Lima, 744, no Centro de BH. O espaço também pode ser acessado pelas ruas Curitiba, Santa Catarina e Av. Amazonas .
O complexo de compras e gastronomia funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h; e aos domingos e feriados das 8h às 13h.